Com a chegada dos dias de chuva, os casos de doenças respiratórias em crianças aumentam significativamente. Nesse cenário, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) desempenham um papel crucial na assistência de saúde, especialmente em regiões mais vulneráveis. Duas UPAs sob a gestão da OSS Hospital do Tricentenário têm se destacado nesse contexto, incrementando e aumentando os leitos na sala vermelha e podendo, assim, melhor atender a demanda.

Localizadas nos bairros do Curado II e Ibura, as Unidades de Pronto Atendimento Médico Fernando de Lacerda e Pediatra Zilda Arns são referências em atendimento à saúde, oferecendo serviços de urgência e emergência. Recentemente, essas unidades implementaram medidas para melhorar ainda mais o atendimento a crianças com problemas respiratórios, que aumentam durante períodos de sazonalidade.

Para enfrentar esse desafio, a UPA Ibura ampliou o número de leitos para atendimento de casos críticos, já a unidade do Curado incrementou seus leitos já existentes, modificando-os para estrutura de UTI, com monitores e respiradores. Ambos os casos voltados para atendimentos de urgência com perfis mais graves.

Sob a gestão da OSS Hospital do Tricentenário, as duas unidades têm investido significantemente em treinamento de profissionais, em todos os setores da assistência, capacitando a equipe para lidar com a alta incidência de doenças respiratórias, como bronquiolite e pneumonia, comuns entre as crianças. Além disso, as unidades têm implementado protocolos de atendimento específicos para pediatria, garantindo que as crianças recebam o tratamento adequado de forma rápida e eficaz.

Tais medidas foram possíveis, graças ao apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que disponibilizou incremento financeiro para atenção especial no período de sazonalidade, fator que tem dado condições às unidades de ampliar equipes e disponibilizar equipamentos para melhor atender a essa demanda.

Atenção aos cuidados em pediatria durante a sazonalidade

Durante períodos de sazonalidade é fundamental que os pais e responsáveis adotem medidas para proteger a saúde das crianças, evitando a superlotação dos serviços de saúde e agravamento dos casos.

Confira algumas orientações essenciais:

  1. Vacinação Atualizada: Certifique-se de que as vacinas das crianças estão em dia. A imunização é uma das melhores formas de prevenir doenças graves.
  2. Higiene das Mãos: Ensine as crianças a lavarem as mãos regularmente com água e sabão. Essa prática é crucial para evitar a disseminação de vírus e bactérias.
  3. Ambiente Saudável: Mantenha os ambientes ventilados e limpos. Evite o contato com pessoas que apresentem sintomas de doenças, como tosse e resfriados.
  4. Reconhecimento de Sintomas: Esteja atento aos sinais de problemas de saúde, como febre alta persistente, dificuldade para respirar ou desidratação. Em caso de dúvida, consulte um médico antes que a situação se agrave.
  5. Consulta Preventiva: Sempre que possível, priorize a consulta com o pediatra para avaliações de rotina. O acompanhamento regular pode ajudar na identificação precoce de problemas.
  6. Cuidado com a Automedicação: Evite dar medicamentos às crianças sem orientação médica. Muitos sintomas podem ser tratados de forma adequada com o acompanhamento correto.
  7. Educação sobre Doenças Comuns: Informe-se sobre as doenças mais comuns do período, como gripes e resfriados. Isso ajudará a reconhecer quando buscar atendimento médico.

A prevenção é sempre o melhor caminho!

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Médico Fernando de Lacerda, no Curado, disponibiliza, nesta quarta-feira (26/03), o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, que trata da proporção salarial e remuneratória das mulheres, em comparação com os homens. O documento é disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e consta informações extraídas do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (e-Social).

O relatório dispõe de informações como CNPJ, número total de funcionários separados por sexo, raça e etnia, além dos valores médios relativos ao contrato e proporção salarial das mulheres frente ao dos homens.

Documento é disponibilizado semestralmente pelo MTE

A Unidade Pronto Atendimento (UPA) Médico Fernando de Lacerda, no Curado, disponibiliza, nesta quinta-feira (26/09), o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, que trata da proporção salarial e remuneratória das mulheres, em comparação com os homens. O documento é disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e consta informações extraídas do Sistema Simplificado de Escrituração Digital das Obrigações Previdenciárias, Trabalhistas e Fiscais (e-Social).

O relatório dispõe de informações como CNPJ, número total de funcionários separados por sexo, raça e etnia, além dos valores médios relativos ao contrato e proporção salarial das mulheres frente ao dos homens.

Momento foi destinado aos colaboradores

Nos dias 29, 30 e 31 deste mês, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Médico Fernando de Lacerda, no Curado II, promoveu a 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para os colaboradores da unidade. O objetivo foi reforçar o processo de atenção à saúde e cuidado ao trabalhador.

Ao longo dos três dias, a programação contou com palestras direcionadas ao autocuidado e controle emocional dos funcionários no cotidiano.

Dando continuidade ao treinamento com líderes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Médico Fernando de Lacerda, no Curado, realizou o segundo encontro com os gestores da Unidade.

O momento foi conduzido por Kilma Rocha, enfermeira de educação permanente, com o objetivo de promover ações de melhorias contínuas para otimizar o desenvolvimento dos líderes da UPA e suas percepções quanto às suas equipes.

Conceitos, tipos, função, exemplificação, dinâmicas e vídeos foram abordados na palestra "Liderança X Equipes".

Localização

© 2017-2025 Upa Curado. Todos os direitos reservados